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“Observe a regra geral: enquanto o fornecedor se mantiver fiel, não há porque trocá-lo. Mas, depois de algumas falhas repetidas, não hesite: troque-o.
 Veja bem. É preferível ser bom cliente de poucos fornecedores do que ser um cliente insignificante de muitos fornecedores. Esta política se mostrará acertada principalmente em épocas de crise. Por quê?
1 – Se você precisar de uma dilatação de prazos de pagamento, ou mudar um pedido para mais ou para menos, por ter visto que as compras efetuadas estão em gritante desacordo com as vendas, é mais fácil lidar com poucos fornecedores.
2 – Você deve concordar que, nos dois casos, a sua empresa dependerá muito da boa vontade dos fornecedores para a solução de tais problemas.
Ajuda dos fornecedores à sua empresa.
De que modo os fornecedores poderão ajudar sua empresa?
– Concedendo maior prazo para pagamento de débitos vencidos.
– Dando prioridade para a sua empresa conseguir aumentar os pedidos já feitos.
– Diminuindo a cobertura das encomendas complementares.
– Cancelando, total ou parcialmente, alguns pedidos.
 É lógico que todos esses benefícios você conseguirá mais facilmente com os fornecedores tradicionais. Exatamente aqueles a quem sempre deu preferência.”
Fonte: Sebrae